
ESTUDOS &
Publicações
Conheças nossas publicações de dados abertos!
Trabalhamos como parceiras técnicas no desenvolvimento de dados que podem ser compartilhadas e utilizadas como fonte informações para pesquisas, reportagens e artigos.
Leia e compartilhe essas informações.
Para dúvidas sobre citação e direitos autorais, consultar: contato@tewa225.com
piores cidades para ser mulher 2024
A primeiro edição do estudo próprio da Tewá 225 avaliou 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes para medir desigualdades de gênero em áreas fundamentais: desigualdade salarial, presença feminina nas câmaras de vereadores, taxa de jovens mulheres que não estudam nem trabalham e a diferença percentual entre homens e mulheres nessa mesma situação. A análise também considera fatores como raça, biomas, economia regional e outras realidades que moldam as oportunidades disponíveis para as mulheres.
A análise foi realizada a partir dos dados de 2024 do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), com foco nos principais indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5).

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO CUIDADO DE BELÉM (PA)
O Diagnóstico Participativo da Organização Social do Cuidado de Belém (PA), realizado pela ONU Mulheres Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, contou com o apoio técnico da Tewá 225 para o desenvolvimento do processo de escuta e análise das redes de cuidado na capital paraense em 2024.
Este estudo faz parte do projeto Ver-O-Cuidado, que se estende de 2022 a 2025, e envolveu de forma ativa tanto a gestão municipal quanto organizações da sociedade civil. O resultado desse esforço conjunto é uma série de produtos de conhecimento, que servirão como referência para outros municípios interessados em implementar políticas públicas voltadas ao cuidado.

SCORE Brasil: Aprendizados e Boas Práticas nas empresas de confecção de São Paulo
Guia de boas práticas elaborado a partir de estudo técnico da Tewá 225 na avaliação da implementação da metodologia SCORE Brasil, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor de confecções da região metropolitana de São Paulo. O projeto teve apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e recursos provenientes de um acordo de cooperação entre a OIT e o Ministério Público do Trabalho (MPT), para adaptar a metodologia SCORE ao contexto brasileiro, capacitar treinadores, apoiar a realização de treinamentos piloto e desenvolver iniciativas de conscientização de atores do setor sobre os benefícios de práticas empresariais responsáveis. Para citações e direitos autorais deste estudo, entre em contato pelo e-mail brasilia@ilo.org.

Diagnóstico Territorial
da Terra Indígena Sete de Setembro 2023
Diagnóstico territorial e socioambiental sobre modos de vida, produção agropecuária e iniciativas de empreendedorismo local do povo indígena Paiter Suruí da Terra Indígena Sete de Setembro, localizada no município de Cacoal (RO). O estudo foi realizado a partir do Programa de Empreendedorismo Regional Regenerativo (RREP), desenvolvido pela ReNature, executado pela Tewá 225 em parceria com a COOPSUR. O levantamento utiliza, pela primeira vez no Brasil e com adaptação para povos indígenas, a metodologia TAPE (Instrumento para Avaliação de Desempenho da Agroecologia) da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Diagnóstico territorial
de Santa Bárbara
do Pará
Diagnóstico socioambiental da situação dos produtores rurais do município de Santa Bárbara do Pará (PA), realizado a partir do Programa de Empreendedorismo Regional Regenerativo (RREP), desenvovlido pela ReNature em parceria com a FARFAM, com objetivo de fortalecer a agricultura regenerativa e o empreendedorismo do município.

Por ser Menina 2021
Em 2014, a pesquisa Por Ser Menina foi lançada com a percepção de meninas de 6 a 13 anos, que relataram suas maiores preocupações, suas percepções sobre direitos e, também, sobre as desigualdades que impactam diretamente suas vidas. Em 2021, mesmo com os empecilhos da pandemia da Covid-19, uma nova edição foi lançada e desenvolvida pela Plan International com apoio técnico da Tewá225, ouvindo a percepção de mais de 2.000 meninas de 14 a 19 anos sobre desigualdades étnico-raciais e de gênero para o efetivo acesso aos seus direitos.
-min.jpg)
%20(2021)-min.jpg)
Mulheres na Confecção:
estudo sobre gênero e condições de trabalho na Indústria da Moda
Diagnóstico sobre as condições de vida e trabalho de mulheres costureiras na região metropolitana de São Paulo. Seu desenvolvimento pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região (PRT-SP), pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e pela ONU Mulheres, com apoio ténico da Tewá225 foi mapear as principais dificuldades dessas trabalhadoras para gerir dados que sirvam como base para estruturação de um plano estratégico voltado ao empoderamento econômico e promoção de condições dignas de trabalho.
